marți, 29 mai 2007

"Passaporte electrónico a funcionar em breve"

Segundo o PortugalDiário, "O novo sistema de identificação de passaportes electrónicos deverá entrar em funcionamento pleno no aeroporto de Faro antes do fim de Junho e no de Lisboa no final de Julho, disse hoje à Lusa o director-geral do SEF.
No final de uma visita ao aeroporto de Faro, onde o sistema está a ser testado desde a passada semana, Carlos Gonçalves garantiu que os principais aeroportos nacionais terão o sistema antes do fim do ano.
Depois de Lisboa e Faro, será a vez do Porto, Funchal, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo terem as suas fronteiras electrónicas com a instalação do RAPID (Reconhecimento Automatizado de Passageiros Identificados Documentalmente), «num ritmo contínuo de instalações», explicou.
A inauguração no aeroporto de Lisboa coincidirá com a abertura do novo terminal da aerogare, assinalou Carlos Gonçalves. O director do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) assegurou que, nesta fase de testes, são validados, no mínimo, uma centena de passaportes de passageiros entrados no aeroporto de Faro.
«Os tempos de validação por passageiro já desceram abaixo do máximo de 20 segundos inicialmente estabelecidos, situando-se numa média de 16 segundo», esclareceu, mostrando-se satisfeito com a verificação feita hoje no local.
Os testes do sistema - integrado no SIMPLEX'07 e no Plano Tecnológico - decorrem no aeroporto de Faro até 21 de Junho e a avaliação final deverá ser apresentada publicamente antes de 25 de Junho, afirmou o director-geral do SEF." (As hiperligações foram acrescentadas)