vineri, 18 mai 2007

CCJ da Câmara emite parecer que relaxa exigência de visto para cinco países.

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados do Brasil aprovou ontem parecer favorável ao projeto que acaba com a exigência de visto de entrada para estrangeiros de cinco países. Pela proposta ficariam dispensados os cidadãos dos Estados Unidos, Canadá, Japão, Austrália e Nova Zelândia. Esses países exigem visto de entrada para brasileiros e, pelo princípio da reciprocidade o governo do Brasil faz a mesma exigência - exige o visto. O projeto será encaminhado para votação em plenário.
No governo não há consenso sobre a proposta. O ex-ministro do Turismo, atual ministro das relações institucionais, Walfrido dos Mares Guia, é defensor da mudança. Já o ministro das relações exteriores Celso Amorim, é contra. A ministra do Turismo Marta Suplicy considerou positiva a aprovação da mudança defendendo que a alteração "favorece a entrada de mais visitantes estrangeiros no Brasil e que esses turistas incrementam o movimento de toda a economia vinculada ao turismo".
O deputado José Genoino lembrou que os Estados Unidos rejeitaram solicitação do Presidente Lula para dispensar os brasileiros de visto, em troca do mesmo tratamento. Segundo ele o Ministério das Relações Exteriores citou que Japão, Canadá e Austrália "fazem exigências documentais que incluem extrato bancário, comprovação de propriedade no Brasil e prova de emprego."
Fonte: midía impressa "Jornal O Estado de São Paulo" caderno C5 de 18/05/07 com adaptações.