joi, 24 mai 2007

"ANMP quer ver reformulado o regime das Regiões de Turismo"

O Turisver dá conta que a "Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP) manifestou, em comunicado emitido ontem, a necessidade de se proceder a uma reformulação do regime das Regiões de Turismo, considerando urgente 'uma clarificação por parte do Governo' sobre esta matéria.
No comunicado ontem difundido, a ANMP considera ser 'indispensável a promoção de uma filosofia integradora de recursos e produtos, fazendo apelo a uma economia de escala, e permitindo, de tal jeito, a rentabilização do trabalho desenvolvido'.
Reiterando a deliberação tomada aquando do seu congresso de 2004, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses considera que as Regiões de Turismo devem ser coincidentes com as NUT II (Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve). Segundo a mesma entidade este será 'o nível que assegura a dimensão e peso necessário a uma promoção regional, nacional e internacional com escala, mais recursos, e melhores meios, desenvolvendo-se no quadro desta dimensão regional produtos de marca de expressão geográfica mais localizada'.
Ainda de acordo com a ANMP, os Municípios têm sido impedidos de exercer a sua própria promoção turística e 'não podem ver reduzida a sua actividade ao papel de entidades dinamizadoras e interlocutoras junto do órgão central do turismo', lê-se no mesmo comunicado.
A Associação de Municípios considera ainda que as Agências Regionais de Turismo devem 'colaborar com os órgãos centrais e locais com vista à prossecução dos objectivos da política nacional que for definida para o sector'." (A hiperligação foi acrescentada)