joi, 31 mai 2007

"Turismo: Minhotur apresenta projecto turístico Kavango-Zambeze"

O AngolaPress noticia que "O Ministério da Hotelaria e Turismo (Minhotur) vai proceder quinta-feira, em Luanda, a apresentação do projecto turístico transfronteiriço Kavango-Zambeze, que liga cinco dos 14 países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC), nomeadamente Angola, Botswana, Zâmbia, Namibia e Zimbabwe.
De acordo com o director nacional de Intercâmbio Internacional das Actividades Turísticas, Lutete José Nzinga, que falava à Angop hoje, em Luanda, o projecto transfronteiriço está estimado em 23 milhões de dólares norte-americanos e apresenta inúmeras vantagens para o país.
Dentre algumas, revela a fonte, a iniciativa Kavango-Zambeze vai garantir empregos às populações locais, incentivar o investimento privado e contribuir para a desminagem das zonas de conservação por onde vai passar (na parte angolana), concretamente na província do Kuando Kubango.
Segundo afirmou, a sustentabilidade e a implementação do programa, cujo início está previsto para o ano 2010, será garantido pelos governos dos países envolvidos, investidores privados e dos estados doadores interessados no progresso turístico da região Austral de África.
O Kavango-Zambeze é tido pelos Estados aderentes como uma das iniciativas mais ambiciosas a nível do turismo na SADC e visa o desenvolvimento deste sector na região, a protecção da fauna e dos recursos existentes na zona.
Nos locais abrangidos pelo projecto, perspectiva-se, entre outras iniciativas turísticas, a construção dirigida de sítios de lazer, restaurantes e pousadas." (As hiperligações foram acrescentadas)