sâmbătă, 26 mai 2007

"Portugal não deve copiar sobreconstrução espanhola"


Assim e contextualizando a matéria, a jornalista Inês Sequeira acentua que "Os perigos de copiar aquilo que os espanhóis fizeram, construindo em demasia, são alertas lançados recentemente em Portugal por mais do que uma organização internacional ligada ao turismo. O mais recente foi o presidente executivo do WTTC-Conselho Mundial de Viagens e Turismo, Jean-Claude Baumgarten, que esteve em Lisboa há duas semanas, durante a sétima cimeira anual da entidade que representa os maiores grupos privados mundiais desta indústria.
'Vocês [portugueses] começaram tarde, então aprendam com os erros dos outros', declarou Baumgarten ao PÚBLICO, à margem da cimeira, depois de dizer que há demasiada construção em Espanha: Costa Brava, Costa del Sol, Málaga, foram exemplos avançados por este francês, que apontou alguns pontos fortes de Portugal. Em especial, a possibilidade de o país ter um papel no mercado de gama alta de turistas devido à aposta no golfe, à costa portuguesa e às segundas residências e a densidade de construção reduzida em alguns projectos de investimento, face ao que se faz em Espanha, 'a metade ou 70 por cento menos'.
Mas por fim, Baumgarten rematou: 'A nossa mensagem é para terem cuidado: no futuro, o mercado de segundas residências e de hotéis irá ter muitas preocupações com o ambiente. Os consumidores não irão aceitar hotéis com grandes alturas ou resorts de segundas residências com grande densidade de construção.'
Já o secretário-geral da Organização Mundial do Turismo, Francesco Frangialli, mostrou-se 'um pouco chocado' com o aumento da construção no Algarve quando veio a Portugal, em Setembro de 2006, alertando igualmente para o perigo de o país imitar a 'sobreconstrução' das costas espanholas.
Numa conferência realizada na altura, o mesmo responsável lembrou que as 700 mil novas casas construídas em Espanha em 2005 - metade destinadas ao turismo de segundas residências - representaram metade do total na União Europeia, nesse ano. 'Temos de ter muito cuidado, com o Algarve em especial, porque esse fenómeno irá espalhar-se para Portugal', alertou Frangialli." (As hiperligações foram acrescentadas)

Adicionalmente, para o Lex Turistica Nova extensa foi transcrito um outro artigo do, também, jornalista Idálio Revez, onde é feita uma apresentação crítica do novo Protal, igualmente do Público de hoje.