miercuri, 16 mai 2007

"Comissão Europeia lança «Minichefes da UE», um sítio internet sobre cozinha e saúde destinado a crianças"

Segundo a Sala de Imprensa da U.E., "A Comissão Europeia e a Euro-Toques Internacional, a associação europeia dos cozinheiros, lançou hoje «Minichefes da UE» - um sítio internet para crianças, cujo objectivo é contribuir para a luta contra a obesidade infantil através de uma alimentação e cozinha saudáveis. O sítio promove o Dia Europeu da Saúde na Alimentação e na Cozinha, que será celebrado a 8 de Novembro de 2007. Nesse dia, cozinheiros de toda a UE irão ensinar crianças, em escolas e restaurantes, a cozinhar e a comer de forma saudável. No sítio internet também estão disponíveis as condições de participação num concurso de desenho infantil destinado a seleccionar o cartaz da campanha. Pais, professores e crianças podem ainda participar num fórum sobre saúde na alimentação e na cozinha. Por último, alguns dos melhores cozinheiros europeus propõem, neste espaço virtual, receitas simples e saudáveis, bem como conselhos culinários.
Como afirmou Markos Kyprianou, Comissário Europeu responsável pela Saúde, «a obesidade tem vindo a aumentar na Europa, especialmente entre as crianças. Todos os anos, são mais de 400 000 as crianças que tornam obesas ou passam a ter excesso de peso. Inverter esta tendência é uma responsabilidade de todos. Hoje, associados à Euro-Toques Internacional, vamos lançar um sítio internet dedicado às crianças para as ajudar a tomar consciência da importância de comer e cozinhar de uma forma saudável. Queremos incitar as crianças, os pais e os professores a criar bons hábitos alimentares.»
No âmbito da iniciativa «Minichefes da UE», a Comissão e a Euro-Toques Internacional vão também lançar um concurso de desenho infantil aberto às escolas. O tema do concurso é «o prazer de bem comer na Europa». O desenho vencedor tornar-se-á, em toda a União Europeia, o cartaz alusivo ao Dia Europeu da Saúde na Alimentação e na Cozinha.

O sítio internet
O url de «Minichefes da UE» é o seguinte: http://eu.mini-chefs.eu"

Este Comunicado está acessível nas Línguas Portuguesa e Espanhola.