marți, 29 mai 2007

Ministério do Turismo ganha prêmio da Organização Mundial do Turismo

O Ministério do Turismo foi vencedor do Ulysses Awards, prêmio da Organização Mundial do Turismo (OMT), na categoria Governo – Inovação em Turismo, em reconhecimento ao Cadastur - Sistema de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos, Guias de Turismo e Bacharéis em Turismo. A cerimônia de premiação será na próxima quarta-feira (30/05), em Madri, na Espanha.
O Ulysses Awards é concedido a projetos de instituições públicas, empresas turísticas e instituições sem fins lucrativos em reconhecimento à inovação e à aplicação do conhecimento em turismo. Isso significa que o MTur, por meio do Cadastur, será homenageado por contribuir para as inovações em políticas do turismo.
Lançado em junho de 2006, no 2º Salão do Turismo, o Cadastur é um sistema on-line que reúne informações sobre meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras, guias, entre outros. “O cadastro é obrigatório e tem como referência a Lei 8.181/91 e o Decreto nº 5.406/05. As informações sobre o prestador cadastrado passam a integrar um banco de dados. Essa é uma importante fonte de consulta para consumidores, prestadores de serviços turísticos e público em geral”, afirmou a diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do MTur, Tânia Brizolla.

Sobre o Sistema - O Cadastur tem aproximadamente 25 mil usuários e é uma ferramenta de trabalho para coordenadores, técnicos e agentes fiscais dos Órgãos Delegados, como as secretarias estaduais de turismo, por exemplo. O Ministério delega a essas entidades, por meio de convênio, as atribuições de cadastrar, classificar e fiscalizar os prestadores de serviços turísticos.
Desde julho de 2006, após a realização de uma série de treinamentos pelo MTur, cada Unidade da Federação dispõe de técnicos especializados para orientar os empresários e profissionais do setor no preenchimento do cadastro. O Cadastur foi criado para substituir o Sistema Automático de Gestão de Empresas de Turismo (SAGET), que, por seis anos, foi o mecanismo de registro e identificação dos prestadores de serviço do setor, mas já não atendia as atuais demandas. O sistema está disponível no endereço eletrônico www.cadastur.turismo.gov.br.
O programa Cadastur integra o projeto “E-Turismo: Construindo um Novo Modelo de Informações Turísticas no Brasil”, que será apresentado no evento de Madri pelo Coordenador-Geral de Modernização e Informática do Ministério do Turismo, Rodrigo Godinho Corrêa. O projeto descreve a construção da plataforma tecnológica de gestão de informações turísticas do Ministério do Turismo composta de diversos sistemas integrados. Esta plataforma permite coletar e tratar diferentes informações entre os bancos de dados dos sistemas possibilitando uma melhor gerencia nas políticas do Turismo.