vineri, 4 mai 2007

Italianos e brasileiros trocam experiências sobre turismo sustentável local

O secretário Nacional de Programas de Desenvolvimento do Turismo, José Evaldo Gonçalo, participou, no dia 02/05, no Auditório do Hotel Nacional, da abertura do Seminário Turismo, ambiente e identidade local para um desenvolvimento sustentável e integrado do território.
Na abertura, às 16h30, Gonçalo fez um balanço das atividades de cooperação entre os dois países para o turismo sustentável local. O seminário faz parte das ações inseridas no Protocolo de Colaboração, celebrado entre a Presidência da República e as regiões italianas de Úmbria, Toscana, Marche e Emilia-Romagna, que é caracterizado pelo tema do desenvolvimento local/regional, com a valorização do patrimônio natural e cultural nos territórios de Santa Maria (RS), Serra da Mantiqueira (SP e MG), Serra das Confusões (PI e MA) e entorno do Amazonas.
Além do secretário José Evaldo Gonçalo e do embaixador da Itália no Brasil, Michele Valensise, o evento também contou com a presença de representantes do poder público federal, estadual e municipal, das instituições de ensino superior e da sociedade civil, destacando a participação do IBCDTur - Instituto Brasileiro de Ciências e Direito do Turismo.