marți, 29 mai 2007

Turismo internacional cresceu 9,6% no primeiro trimestre

A indústria do turismo no Brasil vive o seu melhor momento na atração de turistas estrangeiros. Elaborado pelo núcleo de Turismo da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) para o Ministério do Turismo e o Instituto Brasileiro do Turismo (Embratur), o Boletim de Desempenho Econômico do Turismo mostra que o volume de receitas cambiais provenientes do turismo internacional atingiu US$ 1,33 bilhão nos três primeiros meses de 2007. Durante a apresentação dos resultados, no Rio de Janeiro, a ministra do Turismo, Marta Suplicy, comemorou o crescimento de 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado. “Mesmo com a valorização do Real, tivemos um excelente desempenho”, afirmou.
Outro recorde registrado foi o número de desembarques domésticos em vôos regulares, que chegou a 4,15 milhões em abril. De janeiro até abril, o volume de vôos chegou a 16,4 milhões, uma alta de 9,1% em comparação a 2006. Marta Suplicy lembra que a paralisação das atividades da Varig reduziu em 8 milhões o número de assentos, mas que as empresas conseguiram suprir parte dessa demanda com a criação de 15 milhões de novas vagas. “Estamos otimistas com a retomada dos vôos internacionais da Varig após a compra pela Gol. Além disso, algumas empresas de aviação internacional estão apostando nos vôos para o Brasil”, disse a Ministra.
Na pesquisa realizada pela FGV com 503 empresas, que faturam cerca de R$ 16 bilhões por ano, 71% disseram que a receita cresceu no primeiro trimestre de 2007. Em relação ao número de funcionários, 63% dos empresários informaram que aumentaram o número de profissionais. O bom resultado do início do ano animou a indústria do turismo. Na projeção para o resultado do primeiro semestre, 75% dos entrevistados estimam um aumento no faturamento. “O Ministério do Turismo e a Embratur estão trabalhando forte no fomento do turismo internacional e vamos incrementar ainda mais o turismo interno com o crédito consignado para os aposentados”, comentou Marta Suplicy. Segundo a Ministra, a intenção é lançar o programa no mês de agosto com juros abaixo de 1% ao mês.

Desoneração - Apesar do desempenho positivo do turismo internacional, a Ministra Marta Suplicy discutiu com os empresários do setor o impacto da valorização do Real na atração de estrangeiros. Segundo a Ministra, ainda não é possível identificar o impacto negativo dessa flutuação da moeda na demanda, mas o Ministério está atento. “Vamos analisar iniciativas para tornar o Brasil mais competitivo na atração de turistas”, afirmou. Marta Suplicy informou que negociará com o Ministério da Fazenda a desoneração dos bens de capital da indústria do turismo, como já ocorre com outros setores da economia.