joi, 24 mai 2007

Plano Nacional de Turismo vai fortalecer o mercado interno

Em sua primeira audiência pública na Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, a ministra Marta Suplicy disse aos parlamentares que o seu compromisso é o de transformar a atividade num instrumento de inclusão social, por meio da qualificação profissional, da geração de empregos e da criação de oportunidades para que mais brasileiros desfrutem e se beneficiem do turismo nacional. Segundo ela, o principal objetivo do Plano Nacional de Turismo (PNT) nos próximos quatro anos será o de “fortalecer o mercado interno”.
A ministra do Turismo participou da audiência, ontem (23), onde também apresentou, em primeira mão, a Fase 2 do Plano Aquarela – Marketing Turístico Internacional, que traça as estratégias de promoção do Destino Brasil no exterior para o período 2007-2010. A presidente da Embratur, Jeanine Pires, que fez a apresentação do Plano para os deputados, disse que o objetivo é de que, em 2010, o Brasil seja o país de maior crescimento na América do Sul e um dos maiores das Américas.
Marta Suplicy observou que o turismo já é o quinto produto na pauta de exportações: “acredito que temos condições de subir ainda mais, aumentando a entrada de divisas no país, e também melhorar o peso do turismo no PIB brasileiro”. O Plano Aquarela, elaborado a partir de seis mil estrangeiros em 18 mercados, foi lançado em 2005 e desde então tem posicionado o Brasil no mercado turístico mundial de forma mais competitiva na busca por turistas estrangeiros. Inicia a segunda fase após dois anos de aplicação. Já analisados os resultados, a Embratur atualizou o Plano Aquarela, ajustou orientações estratégicas e estabeleceu metas de ingresso de turistas estrangeiros e de divisas até 2010. “O esforço de promoção passa a se concentrar na formatação de um conjunto de ações específicas para cada mercado trabalhado, levando-se em conta o perfil e a capacidade de crescimento, para o Brasil, desses países”, afirmou Jeanine Pires.

Novo PNT – A ministra do Turismo anunciou o lançamento no próximo mês, pelo Presidente Lula, do PNT 2007-2010. “Iremos trabalhar o novo Plano Nacional do Turismo com foco na inclusão social, geração de empregos e renda e, acima de tudo, permitindo que o brasileiro viaje mais”.
Segundo a ministra, o trabalhador hoje, depois de 38 meses consecutivos de crescimento do consumo com aumento da massa salarial e inflação controlada, e que nunca tinha antes pensado em viajar de avião ou até mesmo de ônibus, pode viajar. “Vamos criar programas que garantam acesso, com preços e condições diferenciados.Vamos competir, na verdade, com os celulares, com pacotes turísticos de uma semana de R$ 400,00”, concluiu.