marți, 29 mai 2007

Crise da Varig ainda reduz vinda de estrangeiros ao Brasil

Reportagem de CLARICE SPITZ da Folha Online, no Rio

A crise da Varig no ano passado ainda afeta o desembarque de passageiros do exterior no país. Pesquisa encomendada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) ao Ministério do Turismo aponta redução de 8,79% no número de passageiros que desembarcaram no país nos três primeiros meses do ano.
Entre janeiro e março 1,687 milhão de pessoas chegaram ao país por via aérea. No mesmo período do ano passado, esse número era de 1,850 milhão.
A redução da oferta de assentos em vôos internacionais já fez com que o número de desembarques internacionais tenha se reduzido de 6,8 milhões, em 2005, para 6,3 milhões, em 2006.
A ministra do Turismo, Marta Suplicy, afirma que a situação deve se normalizar com a retomada das rotas da Varig, já que a companhia foi adquirida pela Gol. Além disso, Suplicy diz que o ministério trabalha para atrair turistas.
'Estamos fazendo um trabalho agressivo de captação de turistas, principalmente argentinos, alemães e americanos, onde o Brasil já tem uma imagem importante', disse.

Vôos nacionais

Por outro lado, os desembarques em vôos nacionais apresentaram um aumento de 7,06% no primeiro trimestre na comparação com o mesmo período do ano passado.
Segundo os pesquisadores os desembarques domésticos alcançaram 16,4 milhões de pessoas entre janeiro e abril deste ano. A FGV diz que ainda não fechou os números de desembarques internacionais no período. A estimativa dos economistas é que o número de passageiros também seja inferior ao ano passado, em torno de 2,2 milhões de passageiros ante 2,35 milhões, no primeiro trimestre de 2006.
O faturamento do segmento de transporte aéreo apresentou um incremento de 19,3% no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado. Parques temáticos foram o segundo maior crescimento: 11,5%