marți, 10 iulie 2007

"Turismo edita carta Gatronómica do Baixo Minho"

No Público, a jornalista Carla Sofia Martins relata que "A Região de Turismo Verde Minho (RTVM) apresentou ontem a primeira carta gastronómica do Baixo Minho. O livro, que junta cerca de 160 receitas recolhidas sobretudo nos lares de terceira idade da região, resulta de uma pesquisa efectuada durante três anos e tem por objectivo a preservação dos receituários originais da gastronomia típica local.
De acordo com Henrique Moura, presidente da RTVM, 'existe uma preocupação em preservar a gastronomia, razão pela qual a autora, Hermínia Morais, percorreu os lares de terceira idade para recolher as receitas originais dos principais pratos típicos do Baixo Minho'. A edição, a primeira do género, inclui 160 receitas de peixe, carne, entradas e sobremesas da região do Baixo Minho e, em cada uma, é feita uma citação de um escritor português, de forma a 'dar significado à receita', explicou Moura.
O livro é um dos projectos do conjunto de acções de investigação, preservação e promoção da gastronomia e dos vinhos da RTVM que incluiram também uma caracterização gastronómica do país." (A hiperligação foi acrescentada)