joi, 5 iulie 2007

"Fronteira Electrónica alargada a todos aeroportos até 2008"

Segundo o Diário Digital, "O director nacional do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) garantiu hoje que até ao final do ano o sistema de controlo electrónico de passageiros RAPID vai estar disponível em todos os aeroportos nacionais.
Na comemoração dos 31 anos do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), que decorreu no Museu da Electricidade, em Belém (Lisboa), Manuel Palos anunciou que o sistema de controlo e reconhecimento electrónico de passageiros (RAPID), actualmente disponível em Faro, vai ser alargado aos aeroportos de Lisboa, Porto, Funchal, Ponta Delgada e Angra do Heroísmo.
Os resultados obtidos durante o período experimental em Faro, validados pela Universidade do Algarve, 'foram considerados positivos e sem falhas'.
Por outro lado, o 'escrutínio' a cada passageiro com Passaporte Electrónico demorou em média 23 segundos, indicou o director do SEF.
[...]
Presente na cerimónia, o ministro da Administração Interna, Rui Pereira, afirmou que o SEF 'é um serviço de segurança indispensável e necessário', nomeadamente na 'prevenção e repressão do terrorismo' e 'elemento essencial da Presidência Portuguesa em termos de segurança interna e da UE'.
O Passaporte Electrónico já está em funcionamento em 60 países. Em Portugal cerca de 300.000 cidadãos já aderiram a este documento, que tem um custo de 60 euros e pode ser pedido nas lojas do cidadão, governos civis ou nas delegações do serviço, afirmou à agência Lusa o director-nacional adjunto do SEF Carlos Gonçalves." (As hiperligações foram acrescentadas)