vineri, 13 iulie 2007

"Legislação dos empreendimentos turísticos vai simplificar licenciamentos"

Nos termos de um artigo da jornalista Vânia Vieira, constante do Publituris, "A nova legislação dos empreendimentos turísticos foi apresentada ontem no Sofitel Lisboa, numa conferência que contou com a participação de Jorge Umbelino, vogal do Turismo de Portugal e dos advogados António Raposo Subtil, João Nóbrega e Luciano Marcos.
A nova lei prevê a simplificação da tipologia e dos procedimentos de licenciamento de empreendimentos, a redefinição de modelos de controlo prévio administrativo e uma maior fiscalização e responsabilização dos promotores e dos responsáveis técnicos das obras.
A legislação deverá estar concluída até ao final do mês, altura em que será levada a conselho de ministros para aprovação.

Manutenção de regime especial
De acordo com Jorge Umbelino, o quadro legal actual é favorável à publicação desta lei, nomeadamente após a aprovação do regime jurídico de gestão territorial e do regime jurídico de urbanização e edificação, aprovado em conselho de ministros a 14 de Junho de 2007.
'Sendo útil haver uma classificação dos empreendimentos, deve manter-se um regime especial que deriva dos regimes jurídicos de gestão territorial e de urbanização e edificação', explicou Jorge Umbelino. O vogal do Turismo de Portugal disse ainda que 'o actual regime dos empreendimentos turísticos é demasiado regulamentador', defendendo que 'em algumas situações as decisões devem passar pelo promotor e não pela administração'.
Além da facilitação processual, Jorge Umbelino considera que o novo regime irá 'estabelecer uma relação de confiança entre administradores, promotores e agentes de ordenamento do território'.
Acerca do atraso na entrada em vigor da nova regulamentação, Jorge Umbelino disse tratar-se de 'divergências de interpretação dos projectos' e, embora não sendo o maior problema, também os procedimentos de licenciamento atrasam o processo."