miercuri, 4 iulie 2007

"Acordo 'céus abertos' Portugal - Cabo Verde está por ratificar"

O Jornal de Notícias dá conta que os "Reforços de voos da cabo-verdiana TACV para Lisboa, para contornar a interdição do espaço europeu à angolana TAAG, deverão ser sujeitos à autoridade aeronáutica portuguesa (INAC), porque o acordo 'céus abertos' entre Portugal e Cabo Verde está por ratificar.
A braços com a interdição de voar para o espaço europeu a partir de sexta-feira, que ainda tenta impedir através de 'iniciativas diplomáticas', a TAAG assinou no domingo um acordo com a TACV prevendo que a transportadora cabo-verdiana assegure a partir de quinta-feira oito voos semanais entre a ilha do Sal e Lisboa. A acontecer, a TAAG transportará os passageiros de Luanda para o Sal e, daqui, já em aparelhos da TACV, para Lisboa. Actualmente, a TACV tem apenas quatro voos entre o Sal e a capital portuguesa, pelo que terá de duplicar as ligações.
Portugal e Cabo Verde já assinaram um acordo de liberalização de voos, que está por ratificar, pelo que, para o INAC, na actual situação 'não é claro' se tem um palavra a dizer sobre o reforço dos voos da TACV." (A hiperligação foi acrescentada)
Este texto está acessível na íntegra.