miercuri, 4 iulie 2007

MTur investe na sinalização turística de Curitiba

A primeira etapa do projeto de sinalização turística de Curitiba, que hoje recebeu a tocha Pan-americana, já foi implementada e contou com o Ministério do Turismo, que investiu R$ 1,2 milhão no projeto executado em parceria com a Prefeitura Municipal. A finalidade é informar o visitante que chega à cidade os principais pontos turísticos. Foram distribuídas 185 placas de sinalização na cidade, nos idiomas inglês e português.
A prefeitura já apresentou ao MTur outra proposta para estender a sinalização pela região metropolitana, instalando placas em locais com atrativos turísticos. O secretário municipal de Turismo, Luis de Carvalho, destaca a importância desse projeto para o setor. Segundo ele, o segmento de turismo depende essencialmente da informação correta. “Turista bem informado é um turista satisfeito", diz. O secretário conta que o projeto de sinalização, padronizado na cor marrom, serve de modelo para outras cidades brasileiras. "Muitas prefeituras estão elaborando suas propostas com base em nosso projeto".
Outra parceria entre o MTur e a prefeitura de Curitiba que tem dado bons resultados é a revitalização da Feira de Arte da Ordem do Largo. Com investimentos do MTur no valor de R$ 445 mil, foi implantado um projeto de modernização, informatização e assistência técnica para 1.300 artesãos que expõem seus trabalhos no local. Estimativas da prefeitura indicam que 25 mil pessoas visitam a feira aos domingos e boa parte deste público é formada por pessoas que não residem na cidade.
Com o governo estadual, o setor trabalha para cumprir as metas estabelecidas pelo Programa de Regionalização do MTur. Além de Curitiba, a Secretaria Estadual de Turismo já selecionou três destinos turísticos: Foz do Iguaçú, o litoral e a região de Campos Gerais, conhecida como a Rota dos Tropeiros.
A capital paranaense, que se orgulha de ser uma das capitais brasileiras com melhor qualidade de vida do país, recebe ao ano 1,6 milhão de visitantes. A maioria viaja a negócios, fato que reafirma a vocação da cidade para o turismo de eventos. Para contribuir com o desenvolvimento deste segmento, o MTur realiza diversos programas e ações na capital e no interior do estado.

Qualificação de Gestores – Este programa está em execução em Curitiba e nas cidades de Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Foz do Iguaçu. É destinado à formação de gestores integrantes de empresas e entidades promotoras de eventos que tenham interesse no aprimoramento da qualidade técnica e potencial empreendedor. Seu principal objetivo é aprimorar a realização dos eventos, levando em consideração as necessidades do mercado e os resultados apontados na pesquisa sobre a demanda por capacitação. O programa desenvolve a estrutura curricular e metodológica dos cursos para gestores e profissionais do setor de eventos.
Competitividade - O programa Competitividade para Meios de Hospedagem promove o aperfeiçoamento dos gestores e profissionais do setor de hotelaria. Realizado em parceria do Ministério do Turismo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), o programa prevê a realização do Curso de Gestão de Pequenos Meios de Hospedagem, além de seminários de sensibilização. O programa está sendo implantado em Curitiba e em Foz do Iguaçu. Todos os profissionais que participaram dos seminários e do curso receberam um kit com uma fita de vídeo, guia do participante e cinco publicações com os seguintes temas: “Aprender a Empreender”, “Como Vender Mais e Melhor”, “Atendimento ao Cliente”, “D-Olho na Qualidade” e “Análise do Projeto Financeiro”.
Bem Receber – Qualificar profissionais e gestores empresariais para aumentar a competitividade da cadeia produtiva do turismo é a principal meta do projeto, que está em execução na cidade de Morretes. No município, o Projeto “Bem Receber – Qualificação Profissional e Gestão Empresarial em Destinos Turísticos” já conta com a participação de mais de 50 empresários, que buscam a melhoria de seus negócios. Nos cursos, os participantes aprendem técnicas sobre políticas de conscientização para proteção do meio ambiente e do patrimônio sócio-cultural. O setor empresarial será beneficiado com o projeto por conquistar a credibilidade junto a seus clientes, e os turistas por usufruírem de serviços qualificados. Também serão favorecidos os trabalhadores da área de turismo e hospitalidade, pela perspectiva de aperfeiçoamento profissional, e as comunidades, pela melhoria na qualidade de vida.
Viajar pelo Brasil é Moda – A Ilha do Mel, estação ecológica e patrimônio da humanidade, serviu de inspiração para a estilista Clô Orozco elaborar sua coleção “Universo Militar”. O trabalho da estilista integra o projeto “Viajar pelo Brasil é Moda”, fruto de parceria entre o Ministério do Turismo e a Associação Brasileira de Estilistas (Abest). O projeto tem como finalidade divulgar a moda brasileira, inspirada nos destinos turísticos, e fomentar o setor. Vários outros destinos brasileiros, como Lençóis Maranhenses (MA), Trancoso (BA) e Recife e Olinda (PE), também serviram de cenários para outros renomados estilistas brasileiros.
Feira de Arte – Em Curitiba, também estão sendo desenvolvidos mais dois projetos, um de qualificação de profissionais para atendimento e informações turísticas e o outro de revitalização da feira de arte, artesanato e produtos associados ao turismo, no Largo da Ordem. Os projetos estão sendo executados em parceria entre o MTur e o Instituto Municipal de Turismo.
Investimentos - No dia 29 de junho último, o MTur anunciou investimentos de R$ 30 milhões para aplicação em obras de infra-estrutura para os municípios de Londrina e Rolândia, no âmbito das comemorações do centenário da imigração japonesa, em 2008.