Nos termos de um artigo da jornalista Vânia Vieira, constante da última edição do Publituris, "A IATA propôs um novo mecanismo de aplicação de tarifas que irá dar maior flexibilidade aos passageiros, permitindo-lhes efectuar alterações de reserva mesmo durante o voo.
Esta proposta vem na sequência da decisão da UE e do Departamento de Transportes (DOT) norte-americano de não renovar a isenção das leis da concorrência para os acordos de fixação de tarifas em voos internacionais que têm sido estabelecidos pelas companhias da IATA. Estes acordos deveriam permitir aos passageiros usar um só bilhete em caso de escala com companhias diferentes e evitariam a recolha de bagagem nos aeroportos de trânsito.
O novo sistema proposto pela IATA iria permitir aos passageiros alterar a companhia aérea escolhida, mesmo depois da venda do bilhete, desenvolver e alterar itinerários durante o voo com um preço pré-estabelecido e incluir um número ilimitado de escalas. Através deste novo método, a IATA iria calcular anualmente uma tarifa média, consoante o mercado e a classe do serviço, à qual acrescentaria uma taxa de 10%. A tarifa de voo de ida corresponderia a 75% do preço da viagem de ida e volta." (As hiperligações foram acrescentadas)
Esta proposta vem na sequência da decisão da UE e do Departamento de Transportes (DOT) norte-americano de não renovar a isenção das leis da concorrência para os acordos de fixação de tarifas em voos internacionais que têm sido estabelecidos pelas companhias da IATA. Estes acordos deveriam permitir aos passageiros usar um só bilhete em caso de escala com companhias diferentes e evitariam a recolha de bagagem nos aeroportos de trânsito.
O novo sistema proposto pela IATA iria permitir aos passageiros alterar a companhia aérea escolhida, mesmo depois da venda do bilhete, desenvolver e alterar itinerários durante o voo com um preço pré-estabelecido e incluir um número ilimitado de escalas. Através deste novo método, a IATA iria calcular anualmente uma tarifa média, consoante o mercado e a classe do serviço, à qual acrescentaria uma taxa de 10%. A tarifa de voo de ida corresponderia a 75% do preço da viagem de ida e volta." (As hiperligações foram acrescentadas)