luni, 9 iulie 2007

"IATA e AEA aplaudem relatório Europeu e exigem arranque do Céu Único"

O Turisver dá hoje conta que "Com base num relatório da Comissão Europeia, a Associação Internacional de Transporte Aéreo e a Associação Europeia de Companhias Aéreas exigem o arranque imediato da criação do 'Céu Único' na Europa.
O relatório, elaborado pelo Grupo de Alto Nível da Comissão Europeia para a regulamentação futura da aviação europeia, divulgado na passada sexta-feira, recomenda a efectivação do chamado Céu Único no espaço aéreo europeu, uma exigência da IATA de há já 15 anos. O director geral e CEO da Associação, Giovanni Bisignani, reagiu imediatamente afirmando que 'o momento da verdade chegou'. Segundo o relatório, a não existência de um Céu Único, com um sistema europeu de gestão de tráfego aéreo, que elimine a fragmentação actual do espaço aéreo gera perdas de 3,3 mil milhões de euros por ano. O céu único irá também contribuir para diminuir significativamente as emissões poluentes, aspectos que tanto a IATA como a AEA sublinham.
Em comunicados consecutivos, ambas as associações elogiam o relatório e as suas recomendações. Bisignani e o secretário geral da AEA, Ulrich Schulte-Strathaus, elogiam Jaques Barrot, vice-presidente da Comissão Europeia e Comissários dos Transportes, pelo relatório, que constitui um guia para a implementação do Céu Único em 2013. Para o CEO da IATA, o momento é de passar à acção, pois este relatório 'é uma oportunidade que não pode ser perdida'. Da mesma forma, para a AEA, o relatório é um 'importante catalisador do processo de criação do Céu Único, que perdeu vigor face à inércia política de alguns Estados Membros'." (As hiperligações foram acrescentadas)