vineri, 7 martie 2008

"'A República Checa traiu a União Europeia'"

No Diário de Notícias de hoje, a jornalista Alexandra Carreira, relata que "Nem a Comissão Europeia nem o Conselho Europeu viram ainda os documentos do acordo bilateral entre a República Checa e os Estados Unidos sobre a partilha de dados sobre passageiros, vistos e voos transatlânticos. Pelo menos, é o que assegura o eurodeputado social-democrata Carlos Coelho que diz que o estado-membro traiu' e 'quebrou a solidariedade dentro da União Europeia'.
'O problema é que aquele acordo foge ao controlo comunitário', adverte Carlos Coelho, que faz parte da Comissão das Liberdades Cívicas do PE e que reuniu ontem, à porta fechada, com o Conselho e a Comissão sobre o assunto. Ao mesmo tempo, explica que as fronteiras e o Espaço Schengen - de que a República Checa faz parte desde Dezembro de 2007 - são mais do que matérias de soberania interna, 'são assuntos comuns', além de que 'a política comum de vistos está hoje sob codecisão com o Parlamento Europeu'.
Segundo uma fonte comunitária, a única certeza é a de que o acordo bilateral vai além das pretensões da UE no âmbito de um acordo transatlântico e que, além disso, consagra uma reciprocidade menor dos EUA" (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está acessível em texto integral.