vineri, 14 martie 2008

"AEA lembra importância 'crucial' do céu único europeu"

Como dá conta a jornalista Joana Barros no Publituris, "O secretário-geral da Associação Europeia das Companhias Aéreas (AEA, segundo siglas em inglês), Ulrich Schulte-Strathaus, lembrou a importância dos diferentes países apoiarem a criação de um céu único europeu. As declarações surgiram durante um encontro com a imprensa finlandesa, na quarta-feira.'Se guiarem de Amesterdão até Lisboa, por exemplo, a única razão técnica para parar é para pôr gasolina', começou por exemplificar. 'Se uma pessoa decide fazer essa viagem de avião, vai encontrar inúmeros centros de controle. Quando fazemos viagens internacionais precisamos da mesma eficiência no ar que temos no chão'.
'Este ano vamos ver quais são os Estados que têm visão para receber um céu sem fronteiras acima da Europa, e quais estão relutantes em deixar as restrições impostas pelas estruturas do século passado', considerou ainda o secretário-geral da AEA.
Ulrich Schulte-Strathaus lembrou também que o facto de não haver uma unificação nos céus europeus faz com que os aviões estejam mais tempo no ar a queimar mais combustível desnecessariamente." (As hiperligações foram acrescentadas)