sâmbătă, 8 martie 2008

"Despacho de Rui Pereira autoriza PSP e GNR a fazer segurança à porta das discotecas"

Como revela o Público, "Os proprietários dos bares e das discotecas podem contratar elementos da PSP ou da GNR para prestarem serviços de segurança à porta daqueles estabelecimentos de diversão nocturna, segundo um despacho do ministro da Administração Interna.
No despacho, a que a Agência Lusa teve hoje acesso, Rui Pereira autoriza a PSP e a GNR a, 'sem prejuízo do cumprimento da sua missão, prestarem colaboração aos estabelecimentos de restauração ou de bebidas que a solicitarem, para garantir a segurança de pessoas e bens'. De acordo com o documento, os pedidos são formulados junto da autoridade de polícia territorialmente competente, que deve garantir a 'rotatividade dos agentes' que prestarem colaboração junto dos estabelecimentos.
Os serviços prestados pelos elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR) são pagos pelos proprietários dos bares e das discotecas, como actualmente acontece nos bingos, casinos e campos de futebol. Segundo o despacho, desde a passada segunda-feira que os donos dos bares e das discotecas podem contratar as forças de segurança.
Contactado pela Agência Lusa, o director executivo da Associação de Discotecas Nacional (ADN), Francisco Tadeu, congratulou-se com a medida, referindo que é uma 'velha' reivindicação dos proprietários de bares e discotecas, que remonta a 1999. 'Os clientes vão deixar de ter medo devido à falta de segurança no exterior', disse, adiantando que é fora dos estabelecimentos que ocorrem maior parte dos crimes.
Francisco Tadeu esclareceu ainda que os polícias e guardas que vão prestar serviço à porta dos bares e discotecas 'não vão desempenhar o papel de porteiros', mas sim 'ajudar a transmitir segurança aos clientes na via pública'." (As hiperligações foram acrescentadas)