miercuri, 26 martie 2008

No Brasil ANAC quer fechar aeroportos sem estrutura.

"A presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Solange Paiva Vieira, revelou ontem em audiência pública na Câmara que está em curso um amplo levantamento sobre as condições de funcionamento de todos os aeroportos do País, especialmente os de médio e pequeno portes. Segundo Solange a Anac vai determinar o fechamento dos que estiverem em estado "crítico" até que cumpram as exigências da ANAC.
O alvo do grupo são os aeroportos que não estão entre os 67 administrados pela estatal INFRAERO. Os aeroportos do no Norte, Nordeste e Centro-Oeste são os mais precários. Os problemas não são tanto de segurança de vôo, como más condições da pista, mas de falta de estrutura física nos aeroportos, como ausência de raio-X e outros equipamentos sem os quais os aeroportos não podem funcionar, por determinações de normas internacionais de aviação civil."
A Presidente ainda anunciou que todos os pilotos que operam em Congonhas terão de passar por treinamento específico, como ocorre no aeroporto Santos Dumnont, no Rio. O treinamento começará em abril, e um dos treinamentos mais importantes é para arremetidas, quando os pilotos forçam uma nova subida, por detectarem algum problema na hora do pouso.

Fonte: matéria de Luciana Nunes Leal no jornal impresso "O Estado de São Paulo" de hoje, caderno C4. (texto com adaptações e links acrescentados)