luni, 17 martie 2008

"ARESP vai exigir revogação da proibição de utilização dos galheteiros de azeite"

No Publituris, a jornalista Patrícia Neves refere que "A ARESP vai exigir durante o seu congresso (dia 31) a 'imediata revogação' da portaria nº 24/2005, que estabelece a proibição de utilização dos tradicionais galheteiros de azeite nos estabelecimentos de restauração e bebidas, defende a associação em comunicado.
Esta medida 'transforma Portugal no único país do mundo que ostenta este monstruoso atentado à gastronomia Património Cultural', refere a ARESP. Esta entidade explica que esta medida 'resultou do poderoso loby dos embaladores de azeite que assim conseguiram o monopólio da sua comercialização e a consequente e imediata triplicação do preço'.
A ARESP vai então dar a conhecer a sua posição durante o debate entre os deputados no âmbito da Higiene e Segurança Alimentar. A portaria foi aprovada por maioria do PSD/CDS, que agora 'traz à ribalta a necessidade de revisão da legislação sobre Higiene e Segurança Alimentar'. 'Queremos justiça e honestidade (…) e que as nossas micro, pequenas e médias empresas tenham tratamento igual às suas congéneres europeias', defende a ARESP em comunicado." (As hiperligações foram acrescentadas)