marți, 11 martie 2008

"Comissão Europeia lança inspecções surpresa a várias companhias de aviação"

O Público Última Hora dá conta que "A Comissão Europeia efectuou hoje inspecções surpresas junto de várias companhias aéreas internacionais, na sequência de suspeitas de concertação de preços, anunciou num comunicado.
Bruxelas precisa tratar-se de companhias de transporte de passageiros em voos de longo curso entre a União Europeia (UE) e 'um outro país', sem dar o nome do mesmo. 'As inspecções surpresas constituem uma etapa preliminar nas investigações relativas a suspeita de concertação de preços', lembra a Comissão, precisando no entanto que estas buscas não significam que as sociedades são culpadas de um comportamento contrário às regras da concorrência.
A companhia alemã Lufthansa anunciou separadamente hoje que inspectores da Comissão se tinham deslocado aos seus escritórios em Frankfurt (Oeste). Nenhuma outra companhia aérea assinalou, por enquanto, inspecções da Comissão.
As suspeitas de Bruxelas incidem sobre companhias aéreas na Europa e no Japão, revelou a Lufthansa num curto comunicado. São suspeitas de ter recorrido a 'medidas anti-concorrenciais de entendimento de preços e de práticas concordantes sobre as ligações entre a UE e o Japão', segundo o comunicado. A Lufthansa indicou cooperar plenamente com a Comissão."