A Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, através do Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo(IPETUR) e a Secretaria Especial de Turismo da Prefeitura do Rio, com o apoio da Planet Work, realizaram de 17 a 21 de março de 2008, uma pesquisa, com 800 turistas brasileiros, para obter o perfil do turista nacional que visita o Rio, no período do feriado da Páscoa.
A referida pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner, respectivamente diretor da Escola de Turismo e Hotelaria e coordenador geral do curso de Turismo, com o apoio de 50 alunos da UniverCidade, com o aval do Ciret-Centre International de Recherches et Etudes Touristiques, com sede em Aix-en-Provence, na França, e realizada nos bairros de Leblon, Ipanema, Copacabana, Flamengo, Centro, Glória, Barra, Santa Teresa e São Conrado.
Os resultados fazem parte do Cefeturb - Centro de Referência Turística do Brasil, um verdadeiro observatório turístico, criado no site Consultoria em Turismo (www.bayardboiteux.pro.br), hoje um dos maiores bancos de dados turísticos do país, que conta com o apoio do Ipetur - o Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade.
Seguem os resultados:
Dos 800 entrevistados: Sexo - 60% homens / 40% mulheres Grau de instrução - 10% nível fundamental / 40% nível médio /50% nível superior Transporte utilizado para chegar ao Rio - 55% via rodoviária / 45% via aérea Forma de hospedagem - 60% hotéis / 20% aptos de temporada / 15% casa de amigos / 5% hospedagem domiciliar Freqüência da visita ao Rio - 35% vieram ao Rio pela primeira vez / 65% já vieram ao Rio pelo menos uma vez Intenção de voltar ao Rio - 92% pretendem voltar / 8% não pretendem Permanência média no Rio - 86% 03 a 07 dias / 10% 08 a 12 dias / 4% mais de 12 dias Razões de escolha do Rio - 35 % atrativos naturais / 20% relação custo/benefício / 15% compras / 10% sugestão de amigos / 5% Promoção do Rio na midia Organização da viagem - 80% por conta própria / 20% através de uma agência de viagens Faixa Etária - 18/25 anos 20% / 26/38 anos 42% / 39/55 anos 24% / mais de 56 anos 14% Procedência dos turistas - 40% São Paulo / 26% Minas Gerais / 10% Rio Grande do Sul / 8% Espirito Santo / 6% Bahia / 4% Santa Catarina / 3% Ceara / 2% Brasília / 1% Amazonas Atrativos Turísticos mais visitados - 35% Corcovado / 25% Pão de Açucar / 16% Praias / 12% Floresta da Tijuca / 7% Maracanã / 5% Jardim Botânico Pontos positivos - 35% Alegria do carioca / 20% limpeza da cidade / 15% prestação de serviço / 12% gastronomia / 10% Metro / 8% Shoppings Outras cidades visitadas durante a permanência no Estado do Rio - 28% Buzios / 20% Niteroi / 16% Paraty / 13% Angra dos Reis / 10% Petropólis / 6% Cabo Frio / 4% N. Friburgo / 3% Itatiaia Hábito de viajar - 60% com a família / 30% com amigos / 10% sozinho Pontos negativos - 30% população de rua / 28% segurança / 20% vendedores ambulantes / 14% Informação Turística / 8% Preocupação com a dengue Gasto médio por dia - 25% até 100,00 / 40% entre 110.00/190.00 / 35% mais de 200,00.
A referida pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner, respectivamente diretor da Escola de Turismo e Hotelaria e coordenador geral do curso de Turismo, com o apoio de 50 alunos da UniverCidade, com o aval do Ciret-Centre International de Recherches et Etudes Touristiques, com sede em Aix-en-Provence, na França, e realizada nos bairros de Leblon, Ipanema, Copacabana, Flamengo, Centro, Glória, Barra, Santa Teresa e São Conrado.
Os resultados fazem parte do Cefeturb - Centro de Referência Turística do Brasil, um verdadeiro observatório turístico, criado no site Consultoria em Turismo (www.bayardboiteux.pro.br), hoje um dos maiores bancos de dados turísticos do país, que conta com o apoio do Ipetur - o Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade.
Seguem os resultados:
Dos 800 entrevistados: Sexo - 60% homens / 40% mulheres Grau de instrução - 10% nível fundamental / 40% nível médio /50% nível superior Transporte utilizado para chegar ao Rio - 55% via rodoviária / 45% via aérea Forma de hospedagem - 60% hotéis / 20% aptos de temporada / 15% casa de amigos / 5% hospedagem domiciliar Freqüência da visita ao Rio - 35% vieram ao Rio pela primeira vez / 65% já vieram ao Rio pelo menos uma vez Intenção de voltar ao Rio - 92% pretendem voltar / 8% não pretendem Permanência média no Rio - 86% 03 a 07 dias / 10% 08 a 12 dias / 4% mais de 12 dias Razões de escolha do Rio - 35 % atrativos naturais / 20% relação custo/benefício / 15% compras / 10% sugestão de amigos / 5% Promoção do Rio na midia Organização da viagem - 80% por conta própria / 20% através de uma agência de viagens Faixa Etária - 18/25 anos 20% / 26/38 anos 42% / 39/55 anos 24% / mais de 56 anos 14% Procedência dos turistas - 40% São Paulo / 26% Minas Gerais / 10% Rio Grande do Sul / 8% Espirito Santo / 6% Bahia / 4% Santa Catarina / 3% Ceara / 2% Brasília / 1% Amazonas Atrativos Turísticos mais visitados - 35% Corcovado / 25% Pão de Açucar / 16% Praias / 12% Floresta da Tijuca / 7% Maracanã / 5% Jardim Botânico Pontos positivos - 35% Alegria do carioca / 20% limpeza da cidade / 15% prestação de serviço / 12% gastronomia / 10% Metro / 8% Shoppings Outras cidades visitadas durante a permanência no Estado do Rio - 28% Buzios / 20% Niteroi / 16% Paraty / 13% Angra dos Reis / 10% Petropólis / 6% Cabo Frio / 4% N. Friburgo / 3% Itatiaia Hábito de viajar - 60% com a família / 30% com amigos / 10% sozinho Pontos negativos - 30% população de rua / 28% segurança / 20% vendedores ambulantes / 14% Informação Turística / 8% Preocupação com a dengue Gasto médio por dia - 25% até 100,00 / 40% entre 110.00/190.00 / 35% mais de 200,00.