luni, 24 martie 2008

"Aeroportos desprevenidos"

Nos termos de artigo dos jornalistas Isadora Ataíde e Domingos G. Serrinha, publicado no Correio da Manhã, "Os aeroportos internacionais de Portugal ainda não adoptaram nenhuma medida cautelar específica devido à epidemia de dengue no Rio de Janeiro.
O departamento de Comunicação do Aeroporto da Portela admitiu ao CM que 'não foram tomadas medidas de prevenção à dengue até ao momento'. E também a TAP, que assegura a maioria das ligações entre Portugal e Brasil, confirmou que 'não há qualquer determinação em relação à epidemia. Se houver algum protocolo, iremos cumpri-lo'.
Também a subdirectora-geral de Saúde, Graça Freitas, disse ontem ao CM que ainda não foi tomada qualquer medida especial em relação à epidemia. 'Fomos alertados e nesta semana devemos tomar as medidas necessárias', informou. O boletim semanal de informação de saúde pública da Direcção-Geral da Saúde (DGS) indica que se 'mantém o alerta para os possíveis casos de importação'.
O governo estadual do Rio de Janeiro assumiu a epidemia na quinta-feira passada. Entretanto, a Agência de Vigilância Sanitária do Brasil não emitiu qualquer comunicado público acerca desse tema.
Portugal é signatário do Regulamento Sanitário Internacional n.º 2 da Organização Mundial de Saúde (OMS), em vigor desde Julho de 2007. Este documento determina que eventos com potencial de propagação internacional devem ser notificados à OMS. Neste caso as informações serão avaliadas por um comité da organização que avalia os riscos e estabelece se existe uma emergência de saúde internacional." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto pode ser lido na íntegra.