luni, 10 martie 2008

"RT Rota da Luz e associações portuguesa e espanhola de TER querem criar normas de qualidade europeias"

Segundo o Turisver, "Em reunião realizada no passado dia 6 de Março em Aveiro, as Direcções da Região de Turismo Rota da Luz, da Associação Portuguesa de Turismo no Espaço Rural (Privetur), e a sua congénere espanhola Asetur, propuseram a criação de um grupo de trabalho para a criação de normas de qualidade europeias adaptadas à oferta TER.
Criar normas de qualidade especificamente adaptadas aos equipamentos de Turismo em Espaço Rural, 'com implementação no território nacional e abrangência europeia', segundo comunicado, foi uma das propostas saídas da reunião no dia 6 entre as três instituições.
No pressuposto de que 'o turista actual não estabelece fronteiras ou limites territoriais para vivenciar experiências', a proposta tem como objectivo 'normalizar a qualidade dos serviços, procurando atingir patamares de excelência', de modo a que os destinos e equipamentos turísticos respondam às necessidades da procura turística, 'dando confiança ao consumidor que reconhece um selo de qualidade'.
A Asetur, Associação Espanhola de Turismo em Espaço Rural, agrega as diferentes unidades de turismo em espaço rural existentes em Espanha, contando com aproximadamente 10.000 unidades de alojamento associadas. As duas associações, Asetur e Provetur, são representantes nacionais da Federação Europeia de Turismo Rural – Eurogîtes, que abarca vinte e quatro países europeus." (As hiperligações foram acrescentadas)