vineri, 24 august 2007

"Hotéis piscam o olho ao ambiente"

No Diário de Notícias de hoje, a jornalista Ana Marques relata que "Longe de atingir o patamar ideal, a hotelaria portuguesa, à semelhança de uma tendência observada a nível internacional, tem dado sinais nos últimos anos de que está mais sensível para a necessidade de harmonizar a actividade com o ambiente. A diversidade de certificações na área prova que o mercado tem vindo a crescer e que o 'apetite' pela obtenção de diplomas veio para ficar.
O crescimento 'resulta da própria noção dos empresários turísticos de que este é um factor importante de competitividade', defende Hélder Spínola, presidente da Quercus, convicto de que o motor que alimenta a evolução é o interesse crescente manifestado por parte dos clientes, que ficaram mais informados e exigentes.
'Ser amigo do ambiente é um rótulo que vende e vai vender cada vez mais', assume, sem rodeios, o director do Hotel Vila Park, uma unidade situada em Vila Nova de Santo André, na costa alentejana, certificada pela norma ISO 14001 e galardoada recentemente com a 'Chave Verde', 'é muito marketing e gestão de recursos', resume Avelino Sousa, que, apesar de afastar a etiqueta de 'caça certificações', adianta o objectivo de alcançar mais algumas de âmbito nacional e internacional. No 'submundo' dos certificados que atestam as boas práticas ambientais sobressaem nomes como a norma ISO 14001, a EMAS (sistema comunitário de ecogestão e auditoria), o rótulo ecológico da União Europeia e o Eco-Hotel (associado à marca alemã TÜV Rheinland Group), já atribuído a cinco hotéis nacionais." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo pode ser lido em texto integral.