luni, 20 august 2007

Furacão Dean: "Turistas criticam falta de informação"

Segundo o Jornal de Notícias de hoje, "De acordo com informações da Secretaria de Estado das Comunidades, cerca de 200 portugueses que estão de férias na Jamaica encontram-se em zonas seguras e livres de qualquer perigo.
Os aeroportos estão fechados e as autoridades locais colocaram os serviços de protecção civil em alerta máximo. O olho do 'Dean' localizava-se, ontem, a escassa centena de quilómetros da capital e ameaçava o território.
Um dos portugueses que se encontram na Jamaica criticou, em declarações à Antena 1, a actuação do Governo. Segundo Fernando Carvalho, países como o Canadá e os Estados Unidos da América diligenciaram no sentido de retirar os seus cidadãos da ilha logo que se soube da possibilidade de ser atingida pelo 'Dean'. Instalado numa grande unidade hoteleira, o português diz que já só restam portugueses.
Os turistas lançam também críticas aos operadores, acusando-os de falta de informação. Um grupo de portugueses que viajou na quarta-feira, já depois de conhecida a rota do 'Dean', afirma não ter tido qualquer informação sobre o furacão, embora seja do conhecimento público que se está em plena época de tempestades tropicais e furacões.
As agências de viagens devem advertir os clientes de que, de Junho a Outubro, as Caraíbas são assoladas por este tipo de fenómeno tropical. Uma circular da Associação Portuguesa de Agências de Viagens e Turismo, enviada no mês passado às empresas do sector, recorda que, ao abrigo da nova legislação, os operadores devem informar os clientes de que é 'previsível que o número de furacões e tempestades tropicais aumente substancialmente em relação ao ano transacto'." (As hiperligações foram acrescentadas)