vineri, 17 august 2007

"Estação de alerta de tsunamis vai ser colocada ao largo do Algarve"

Nos termos de um artigo da jornalista Teresa Firmino, constante do Público, "Se sentir um sismo forte e estiver numa praia do Algarve, deve continuar descontraído a apanhar sol e tomar banho? Ou deve sair da praia e refugiar-se numa zona alta, para o caso de virem ondas gigantes causadas pelo sismo?
Um sistema de alerta precoce de tsunamis daria uma resposta aos banhistas em poucos minutos, o problema é não existir nenhum nesta zona do Atlântico. Mas estão a dar-se os primeiros passos nesse sentido: uma equipa de cientistas parte de Faro, hoje ou amanhã, no navio italiano Urania, para colocar, pela primeira vez, uma estação de alerta de tsunamis a 100 quilómetros a sudoeste de Sagres.
A estação vai ficar numa zona conhecida por gerar grandes sismos e tsunamis, que atingem a Península Ibérica e o Norte de Marrocos. 'É uma das zonas da Europa com mais potencial de geração de tsunamis', diz Maria Ana Baptista, do Centro de Geofísica da Universidade de Lisboa, que participa neste projecto." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este texto pode ser lido na íntegra.