joi, 30 august 2007

"Aeroporto retira água benta a fiéis"...

Como relata o jornalista João Saramago no Correio da Manhã, "Peregrinos do voo inaugural Roma-Lourdes de uma companhia aérea fretada pelo Vaticano viram no regresso a casa a água benta que transportavam ser confiscada pelo controlo de segurança do aeroporto francês de Tarbes. Em causa estão as normas antiterrorismo que interditam o transporte de líquidos.
Em Portugal, o bispo das Forças Armadas, D. Januário Torgal Ferreira, e o superior provincial dos Franciscanos, Vítor Melícias, concordam com a decisão das autoridades francesas. 'O funcionário do aeroporto que tomou tal decisão esteve a defender a vida, pois poderia surgir algum terrorista que, disfarçado de religioso, colocasse o avião em perigo', disse D. Januário Torgal Ferreira. Por sua vez, o padre Vítor Melícias sublinhou que 'a lei é igual para todos'.
Este texto pode ser lido na íntegra.

Nota: Em causa está a aplicação do regime disposto pelo Regulamento (CE) n.° 622/2003 da Comissão, de 4 de Abril de 2003, relativo ao estabelecimento de medidas de aplicação das normas de base comuns sobre a segurança da aviação, tal como alterado pelo Regulamento (CE) n.º 1546/2006 da Comissão, de 4 de Outubro de 2006.