duminică, 9 septembrie 2007

"Turismo de baleias nos Açores provoca polémica"

Nos termos de um artigo do jornalista Paulo Faustino, publicado no Diário de Notícias, "O diploma criado pelo governo regional para regulamentar a actividade marítimo-turística está em vias de ser aprovado no parlamento açoriano, mas o seu conteúdo levanta dúvidas à Marinha e provoca o receio de massificação, por parte de algumas empresas, no sector do whale watching (observação de baleias).
Em causa a lotação dos barcos: passarão a não ter limitação de clientes, quando actualmente o número máximo de pessoas a bordo é de 12. É que o Governo decidiu chamar a si responsabilidades no licenciamento do sector, nomeadamente atribuindo à Direcção Regional dos Transportes a competência de fixar o número de ocupantes nas embarcações.
A Capitania do Porto de Ponta Delgada parece não ter gostado muito. O seu responsável, Mário Lajoso, diz que se mexeu numa matéria delicada. De tal maneira que remeteu o assunto para a Direcção-Geral da Autoridade Marítima, em Lisboa, para análise e emissão de parecer, o que deverá acontecer em breve."
Este texto está disponível na íntegra.

Nota: Actualmente, nos Açores, a actividade de observação de cetáceos é regulada pelo Decreto Legislativo Regional n.º 9/99/A, de 22 de Março. Enquanto no território de Portugal Continental vigora o Decreto-Lei n.º 9/2006, de 6 de Janeiro.