Pesquisa mostra perfil do brasileiro que visita o Rio no feriado de 07 de setembro(2007)
A Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade e a Fundação Cesgranrio, com o apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Rio e da Planet Work-Consultoria em Turismo realizaram de 06 a 09 de setembro de 2007, uma pesquisa, com 700 turistas brasileiros, para obter o perfil do turista nacional que visita o Rio, no feriado de 07 de setembro.
A referida pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner, respectivamente presidente do Ipetur-Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade e coordenador geral do curso de Turismo, com o apoio de 20 alunos da UniverCidade, com o aval do Ciret-Centre International de Recherches et Etudes Touristiques, com sede em Aix-en-Provence, na França, e realizada nos bairros de Copacabana, Ipanema, Flamengo, Centro, Glória, Barra e São Conrado.
Tal estudo foi realizado, pela primeira vez na Cidade do Rio de Janeiro, para orientar, tanto as autoridades publicas como os empresários de turismo, sobre medidas promocionais e de infraestutura que devem ser levadas em consideração na criação de pacotes e implementação de políticas publicas.
Os resultados fazem parte do Cefeturb - Centro de Referência Turística do Brasil, um verdadeiro observatório turístico, criado no site Consultoria em Turismo (www.bayardboiteux.pro.br), hoje o maior banco de dados turísticos do país, que tem no Ipetur-o Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade,sua base metodológica e operacional.
Seguem os resultados:
Dos 800 entrevistados:
Sexo - 55% homens / 45% mulheres Grau de instrução - 10% nível fundamental / 50% nível médio / 40% nível superior Transporte utilizado para chegar ao Rio - 35% via aérea / 65% via rodoviária Forma de hospedagem - 70% hotéis / 20% aptos de temporada / 8% casa de amigos / 2% hospedagem domiciliar Freqüência da visita ao Rio - 25% vieram ao Rio pela primeira vez / 75% já vieram ao Rio pelo menos uma vez Intenção de voltar ao Rio - 98% pretendem voltar / 2% não pretendem Permanência média no Rio - 80% 01 a 03 dias / 15% 04 a 07 dias / 5% mais de 08 dias Razões de escolha do Rio - 35% natureza exuberante / 25% relação custo/benefício / 28% compras / 10% boas vias de acesso Organização da viagem - 80% por conta própria / 20% através de uma agência de viagens Faixa etária 18/25 anos 20% / 26/38 anos 30% / 39/55 anos 35% / mais de 56 anos 15% Procedência dos turistas - 34% São Paulo / 22% Minas Gerais / 12% Espirito do Santo / 9% Parana / 8% Rio Grande do Sul / 5% Pernambuco / 4% Santa Catarina / 3%Bahia / 2% Ceará / 1% Mato Grosso Atrativos Turísticos mais visitados - 30% Corcovado / 25% Praias / 21% Lapa/Centro da Cidade / 12% Pão de Açucar / 7% Floresta da Tijuca / 3% Vargem Grande / 2% Passarela do Samba Pontos positivos - 30% Belezas naturais / 26% limpeza da cidade / 20% qualidade na prestação de serviços / 14% Metro / 10% gastronomia Pontos negativos - 35% sinalização turistica / 25% falta de informação turistica / 20% segurança / 15% população de rua / 5% ambulantes Outras cidades visitadas durante a permanência no Estado do Rio - 30% Cabo Frio / 23% Búzios / 18% Petropolis / 10% Nova Friburgo / 8% Parati / 6% Niteroi / 3% Itatiaia / 2% Angra Hábito de viajar - 70% com a família / 20%% com amigos / 10% sozinho Gasto médio por dia - 30% até 100,00 / 60% entre 110.00/240.00 / 10% mais de 300,00.
A Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade e a Fundação Cesgranrio, com o apoio da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Rio e da Planet Work-Consultoria em Turismo realizaram de 06 a 09 de setembro de 2007, uma pesquisa, com 700 turistas brasileiros, para obter o perfil do turista nacional que visita o Rio, no feriado de 07 de setembro.
A referida pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner, respectivamente presidente do Ipetur-Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade e coordenador geral do curso de Turismo, com o apoio de 20 alunos da UniverCidade, com o aval do Ciret-Centre International de Recherches et Etudes Touristiques, com sede em Aix-en-Provence, na França, e realizada nos bairros de Copacabana, Ipanema, Flamengo, Centro, Glória, Barra e São Conrado.
Tal estudo foi realizado, pela primeira vez na Cidade do Rio de Janeiro, para orientar, tanto as autoridades publicas como os empresários de turismo, sobre medidas promocionais e de infraestutura que devem ser levadas em consideração na criação de pacotes e implementação de políticas publicas.
Os resultados fazem parte do Cefeturb - Centro de Referência Turística do Brasil, um verdadeiro observatório turístico, criado no site Consultoria em Turismo (www.bayardboiteux.pro.br), hoje o maior banco de dados turísticos do país, que tem no Ipetur-o Instituto de Pesquisas e Estudos do Turismo da UniverCidade,sua base metodológica e operacional.
Seguem os resultados:
Dos 800 entrevistados:
Sexo - 55% homens / 45% mulheres Grau de instrução - 10% nível fundamental / 50% nível médio / 40% nível superior Transporte utilizado para chegar ao Rio - 35% via aérea / 65% via rodoviária Forma de hospedagem - 70% hotéis / 20% aptos de temporada / 8% casa de amigos / 2% hospedagem domiciliar Freqüência da visita ao Rio - 25% vieram ao Rio pela primeira vez / 75% já vieram ao Rio pelo menos uma vez Intenção de voltar ao Rio - 98% pretendem voltar / 2% não pretendem Permanência média no Rio - 80% 01 a 03 dias / 15% 04 a 07 dias / 5% mais de 08 dias Razões de escolha do Rio - 35% natureza exuberante / 25% relação custo/benefício / 28% compras / 10% boas vias de acesso Organização da viagem - 80% por conta própria / 20% através de uma agência de viagens Faixa etária 18/25 anos 20% / 26/38 anos 30% / 39/55 anos 35% / mais de 56 anos 15% Procedência dos turistas - 34% São Paulo / 22% Minas Gerais / 12% Espirito do Santo / 9% Parana / 8% Rio Grande do Sul / 5% Pernambuco / 4% Santa Catarina / 3%Bahia / 2% Ceará / 1% Mato Grosso Atrativos Turísticos mais visitados - 30% Corcovado / 25% Praias / 21% Lapa/Centro da Cidade / 12% Pão de Açucar / 7% Floresta da Tijuca / 3% Vargem Grande / 2% Passarela do Samba Pontos positivos - 30% Belezas naturais / 26% limpeza da cidade / 20% qualidade na prestação de serviços / 14% Metro / 10% gastronomia Pontos negativos - 35% sinalização turistica / 25% falta de informação turistica / 20% segurança / 15% população de rua / 5% ambulantes Outras cidades visitadas durante a permanência no Estado do Rio - 30% Cabo Frio / 23% Búzios / 18% Petropolis / 10% Nova Friburgo / 8% Parati / 6% Niteroi / 3% Itatiaia / 2% Angra Hábito de viajar - 70% com a família / 20%% com amigos / 10% sozinho Gasto médio por dia - 30% até 100,00 / 60% entre 110.00/240.00 / 10% mais de 300,00.