marți, 11 septembrie 2007

"Lista negra das companhias aéreas proibidas: Comissão adopta novas medidas"

Como acaba de divulgar a Sala de Imprensa da U.E., "A Comissão Europeia adoptou hoje a quinta actualização da lista comunitária de companhias aéreas proibidas de voar na União Europeia, estabelecida pela primeira vez em Março de 2006 e já alterada no passado mês de Julho. Esta nova lista substitui a anterior e fica imediatamente disponível no sítio Internet da Comissão [1]. Com esta actualização, passam a fazer parte da lista de companhias proibidas na União Europeia duas companhias aéreas consideradas pouco seguras: uma da Ucrânia, a Ukrainian Mediterranean Airlines, e outra do Irão, a Mahan Air.
'Esta nova actualização demonstra uma vez mais que a lista negra é um instrumento vivo que a Comissão pode utilizar a qualquer momento, se necessário, e sem esperar pelas revisões trimestrais', sublinhou Jacques Barrot, Vice-Presidente da Comissão, responsável pelos transportes.
Com base em notificações apresentadas por vários Estados-Membros, a Comissão realizou auditorias às transportadoras aéreas Ukrainian Mediterranean Airlines e Mahan Air, assim como às autoridades da aviação civil nacionais responsáveis pela sua supervisão. Além disso, consultou o Comité de peritos em segurança aérea dos Estados-Membros, incumbido de assistir a Comissão nesta matéria, que aprovou por unanimidade a adopção das medidas de proibição."