luni, 21 aprilie 2008

"Quando Sócrates defendeu o nudismo"

No Diário de Notícias de hoje, o jornalista João Pedro Henriques recorda "19 de Abril de 1988. Um jovem deputado do PS pede a palavra no plenário da Assembleia da República. Vai fazer o seu primeiro discurso sobre uma questão nacional (meses antes tinha falado sobre questões orçamentais relativas ao seu círculo eleitoral). O que estava em causa era um projecto-lei dos 'Verdes' legalizando a possibilidade da prática do nudismo.
Disse o jovem deputado que 'esta prática tem tido um enorme desenvolvimento na Europa e no mundo' dado o 'progressivo reconhecimento' das suas 'vantagens para a saúde física e mental' e para um 'desejável equilíbrio emocional'. Além do mais 'liberta' as 'mentalidades de complexos de moral sexual retrógradas e bloqueadoras'. E, como se isso não bastasse, 'acentua a unidade rica e perfeita do corpo e do espírito'. Algo, enfim, só ao alcance de pessoas com 'elevada consciência cívica e ecológica'.
Por causa deste discurso, o jovem deputado em causa - José Sócrates, de seu nome - foi notícia em todos os jornais. O projecto dos 'Verdes' que defendera em nome do PS tinha conseguido vencer as resistências da maioria PSD. Foi aprovado [tornando-se na Lei n.º 92/88, de 13 de Agosto, a que sucedeu a, vigente, Lei 29/94, de 29 de Agosto]. Um dia histórico para o naturismo nacional, ao qual o actual primeiro-ministro viu o seu nome associado, do lado dos que ganharam." (As hiperligações foram acrescentadas)
Este artigo está acessível em texto integral.