A ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil voltou a adotar o referencial de 45 minutos, após a crise no setor. Em vez de 60 minutos, que era adotado desde 2007, a ANAC já considera atrasado vôos que estiverem mais de 45 minutos fora do horário. Historicamente o referencial era de 45 minutos, mas foi alterado no auge da crise aérea. A INFRAERO - Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária, já adotou o novo referencial de 45 minutos nos dados que divulga sobre atrasos de vôos por aeroportos e por Companhia Aérea na Internet www.infraero.gov.br. O órgão regulador anunciou que a partir de primeiro de maio, esse referencial será novamente reduzido para 30 minutos. A agência vem utilizando os atrasos como indicadores de desempenho, avaliando que a falta de pontualidade é um dos pontos que mais irrita os passageiros. Como as estatísticas vêm caindo gradativamente desde o fim de 2007, e consequentemente os atrasos de mais de 60 minutos são cada vez menos frequentes, a agência também concluiu que o momento é adequado para ampliar a visão sobre o nível de impontualidade do setor até chegar ao padrão internacional de 15 minutos.
Fonte: jornal impresso "O Estado de São Paulo" de hoje, caderno C6 (texto com adaptações e links acrescentados)