A Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade em conjunto com a Secretaria Especial de Turismo da Prefeitura do Rio e apoio da Planet Work e Fundação Cesgranrio, realizaram de 20 a 30 de março de 2008, uma pesquisa, na Tijuca, zona norte do Rio, com 500 moradores do bairro, para avaliar os impactos do turismo, na população.
A pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux, diretor da Escola e Mauricio Werner, coordenador geral do curso de Turismo, com o apoio de 20(vinte) alunos .
A pesquisa faz parte do projeto Rio-Nota dez da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade e da Secretaria Especial de Turismo da Prefeitura do Rio, em conjunto com a Planet Work e Fundação Cesgranrio, para entender os impactos do turismo, nos diversos bairros da cidade e identificar ações pontuais. A pesquisa foi auditada pelo CIRET-Centre International de REcherches et Etudes Touristiques, com sede em Aix En Provence, na França.
Seguem os resultados:
60% dos tijucanos acham que o bairro não é turístico / 40% acham que sim
Principais atrativos Turisticos do bairroa- 38% a Floresta da Tijuca / 22% a feira de artesanato da Praça Saens Pena / 18% as igrejas / 14 % as praças / 8% a gastronomia
Os principais problemas do bairro são - 45% segurança / 25% favelização / 20% mendicância / 10% camelôs
Pontos positivos - 45% o metro / 35% os shoppings / 12% os clubes de serviço / 8% restaurantes Sexo dos entrevistados - 55% homens / 45% mulheres
Contato com turista no bairro - 60% nunca tiveram contato com turista / 40% já tiveram
Local de nascimento - 70% nasceu no bairro / 30% vem de outros lugares
Frequência de viagem - 75% já viajaram pelo menos 1 vez / 25% nunca viajaram
Grau de escolaridade - 25% nível fundamental / 40% nível médio / 35% nível superior
Renda Mensal - 40% ganha entre 1 e 3 salários mínimos / 30% ganha entre 4 e 7 salários mínimos / 20% ganha entre 08 e 10 salários mínimos / 10% ganha mais de 11 salários mínimos
A pesquisa foi coordenada pelos professores Bayard Boiteux, diretor da Escola e Mauricio Werner, coordenador geral do curso de Turismo, com o apoio de 20(vinte) alunos .
A pesquisa faz parte do projeto Rio-Nota dez da Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade e da Secretaria Especial de Turismo da Prefeitura do Rio, em conjunto com a Planet Work e Fundação Cesgranrio, para entender os impactos do turismo, nos diversos bairros da cidade e identificar ações pontuais. A pesquisa foi auditada pelo CIRET-Centre International de REcherches et Etudes Touristiques, com sede em Aix En Provence, na França.
Seguem os resultados:
60% dos tijucanos acham que o bairro não é turístico / 40% acham que sim
Principais atrativos Turisticos do bairroa- 38% a Floresta da Tijuca / 22% a feira de artesanato da Praça Saens Pena / 18% as igrejas / 14 % as praças / 8% a gastronomia
Os principais problemas do bairro são - 45% segurança / 25% favelização / 20% mendicância / 10% camelôs
Pontos positivos - 45% o metro / 35% os shoppings / 12% os clubes de serviço / 8% restaurantes Sexo dos entrevistados - 55% homens / 45% mulheres
Contato com turista no bairro - 60% nunca tiveram contato com turista / 40% já tiveram
Local de nascimento - 70% nasceu no bairro / 30% vem de outros lugares
Frequência de viagem - 75% já viajaram pelo menos 1 vez / 25% nunca viajaram
Grau de escolaridade - 25% nível fundamental / 40% nível médio / 35% nível superior
Renda Mensal - 40% ganha entre 1 e 3 salários mínimos / 30% ganha entre 4 e 7 salários mínimos / 20% ganha entre 08 e 10 salários mínimos / 10% ganha mais de 11 salários mínimos