vineri, 5 septembrie 2008

Serra envia projeto para Assembléia, sem indicar destino da Secretaria

Projeto de lei que estabelece a criação da Cpetur, Companhia Paulista de Eventos e Turismo, foi enviado pelo governador José Serra para a Assembléia Legislativa neste início de setembro. A nova empresa será responsável pelo planejamento, estímulo, desenvolvimento, coordenação e fiscalização de iniciativas em turismo, eventos, recreação e lazer de interesse do estado de São Paulo, absorvendo praticamente todos os ítens de atuação da atual Secretaria Estadual.
Na justificativa do projeto, o governador do estado utiliza um dado expoente na atividade da indústria turística: São Paulo tem 35% do empresariado do setor, sendo responsável por 41% do faturamento nacional da área. O estado também possui mais de uma centena de estabelecimentos de ensino superior na formação universitária dos segmentos que atuam na área. "Temos mais de 300 municípios com potencial turístico, incluindo-se as estâncias, embora muitas delas necessitem urgentemente reciclar suas estratégias de marketing e adotar novas fórmulas de venda de seus produtos", afirma o governador.
Outros números do turismo em São Paulo reiterados na documentação colocada para o Legislativo. Em 2007, o estado foi o principal portão de entrada de turistas estrangeiros, contabilizando 47% das chegadas, de acordo com o Anuário Estatístico Embratur. Recebeu 29% do fluxo turístico doméstico, e também foi o principal emissor. Dos 30 destinados brasileiros mais visitados, cinco estão no estado: a capital paulista, Santos, Praia Grande, Ubatuba e Caraguatatuba. O Porto de Santos é o de maior volume de embarque e desembarque de cruzeiros marítimos, com previsão de 187 navios na temporada 2008/2009. O local representou 28% do total de entrada de turistas pelo modal marítimo. Há algum tempo o governador assinalava a possibilidade de uma mudança completa na atenção para o setor de turismo e eventos de São Paulo. Agora, a medida torna-se concreta com o projeto de criação da Companhia Paulista de Eventos e Turismo.