luni, 15 septembrie 2008

"Hotelaria: ACT detectou 383 irregularidades em Agosto"

O Dinheiro Digital revela também que "A Autoridade para as Condições do Trabalho detectou em Agosto 383 irregularidades no sector hoteleiro e de restauração, a maioria relacionada com a organização do tempo de trabalho, que levaram à instauração de 245 autos de notícia e 85 advertências.
De acordo com um comunicado de imprensa hoje divulgado pela Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT), a acção inspectiva, que envolveu 93 inspectores do trabalho, incluiu visitas a 392 estabelecimentos do continente onde foram identificados 1.899 trabalhadores.
Das 383 irregularidades detectadas, com maior incidência no norte e centro do país, 46 por cento estavam relacionadas com a organização do tempo de trabalho, sobretudo com a falta de respeito pelos limites máximos da duração diária e semanal dos horários.
As restantes irregularidades estavam relacionadas com a falta de seguro de acidentes de trabalho (7,6 por cento), com trabalhadores não declarados à Segurança Social (11 por cento) e com a sub-declaração de remunerações (4,4 por cento).
Desde o início do ano, a ACT efectuou 3.992 visitas a estabelecimentos do sector hoteleiro e de restauração, o que representa um acrescimento de 56 por cento em relação ao mesmo período de 2007.
Segundo a ACT, o aumento do número de intervenções permitiu identificar um maior número de irregularidades, o que levou a um acrescimento de 55 por cento nas sanções aplicadas e de 97 por cento nas advertências.
As coimas aplicadas ao longo do ano oscilam entre os 903.592 Euros (valor mínimo) e os 2.057.851 euros (valor máximo)." (As hiperligações foram acrescentadas)