marți, 16 septembrie 2008

"Lições de uma falência XL: 'Face oculta' das viagens low cost revela-se na hora de olhar as garantias"

Como dá conta a PressTur, "A falência do XL Leisure Group evidenciou que a promessa de 'liberdade' que as low cost trouxeram ao mercado das viagens é uma 'espada de dois gumes', com a 'face oculta' a revelar-se apenas quando os consumidores descobrem que perderam o dinheiro que gastaram na viagem ou, pior ainda, que se quiserem voltar ao País terão que comprar outra passagem.
'Se pudesse dar apenas um conselho na sequência do colapso da XL seria: Tenha cuidado com quem reserva', escrevia a editora da secção de Viagens do 'The Sun', num pequeno comentário ao lado da notícia em que se descrevia o efeito da cessação de operações do que é apontado como o terceiro maior grupo de operação turística britânico, sob uma fotografia de uma sala de aeroporto com a legenda: 'apinhada... muitos passageiros foram deixados sem qualquer voo'.
Embora não atingindo a magnitude da falência de uma Lehman Brothers, o colapso do XL Leisure Group foi mesmo uma falência tamanho XL, como o demonstra a operação aérea que a Civil Aviation Authority do Reino Unido tem em curso para repatriar dezenas de milhar de turistas que ficaram sem voos de retorno, que já ia em 94 voos para transportar 22.090 turistas." (As hiperligações foram acrescentadas)
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