Pesquisa realizada pela Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, através do Ipetur e pela Planet Work, com o apoio da Fundação Cesgranrio e da Secretaria de Turismo da Prefeitura do Rio, sob a coordenação dos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner, que dirigem a Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, com 600 turistas espanhóis de 01 de agosto a 02 de setembro de 2008, revela algumas informações interessantes sobre o perfil daquele turista, que visita o Rio:
Sexo: 55% homens / 45% mulheres;
Idade: 18/25 anos-28% / 26/40 anos-32% / 41/55-23% / Mais de 60-13%;
Grau de instrução: 20% nível superior / 50% nível médio / 30% nível fundamental;
Pontos positivos do Rio: 36% natureza exuberante / 27% alegria da população / 21% prestação de serviços / 16% ordenamento das praias;
Pontos Negativos do Rio: 45% segurança / 34% mendicância / 12% vendedores ambulantes / 7% táxis / 2% aeroporto internacional;
Gasto por dia: Até Usd 80,00 – 25% / de Usd 80.00/140.00 – 50% / mais de Usd 150,00 – 25%;
Permanência no Rio: 1/3 dias – 15% / 4/6 dias - 75% / mais de uma semana - 10%;
Atrativos Turísticos Visitados: 45% Corcovado / 25% Pão de Açúcar / 15% Jardim Botânico / 10% Floresta da Tijuca/ 5% Cidade do Samba;
Outras Cidades Visitadas: 35% Buzios / 25% Paraty / 20%Niteroi / 15% Salvador / 5% Fortaleza;
Forma de operação da viagem: 35% através de agência / 65% por conta própria;
Grau de satisfação: 87% pretendem voltar ao Rio / 13% não pretendem voltar;
Hospedagem: 65% hotéis / 20% aptos temporadas / 10% casas de amigos / 5% hospedagem domiciliar.
A pesquisa foi realizada pela primeira vez ,na cidade do Rio de Janeiro e contou com a colaboração de 30 alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria da UniverCidade. Tal estudo tem a participação do Ciret, maior centro de pesquisas e estudos do turismo, com sede em Aix en Provence, na França, que audita os resultados e fornece subsídios para a metodologia implantada. A margem de erro é de 3,4%.
Sexo: 55% homens / 45% mulheres;
Idade: 18/25 anos-28% / 26/40 anos-32% / 41/55-23% / Mais de 60-13%;
Grau de instrução: 20% nível superior / 50% nível médio / 30% nível fundamental;
Pontos positivos do Rio: 36% natureza exuberante / 27% alegria da população / 21% prestação de serviços / 16% ordenamento das praias;
Pontos Negativos do Rio: 45% segurança / 34% mendicância / 12% vendedores ambulantes / 7% táxis / 2% aeroporto internacional;
Gasto por dia: Até Usd 80,00 – 25% / de Usd 80.00/140.00 – 50% / mais de Usd 150,00 – 25%;
Permanência no Rio: 1/3 dias – 15% / 4/6 dias - 75% / mais de uma semana - 10%;
Atrativos Turísticos Visitados: 45% Corcovado / 25% Pão de Açúcar / 15% Jardim Botânico / 10% Floresta da Tijuca/ 5% Cidade do Samba;
Outras Cidades Visitadas: 35% Buzios / 25% Paraty / 20%Niteroi / 15% Salvador / 5% Fortaleza;
Forma de operação da viagem: 35% através de agência / 65% por conta própria;
Grau de satisfação: 87% pretendem voltar ao Rio / 13% não pretendem voltar;
Hospedagem: 65% hotéis / 20% aptos temporadas / 10% casas de amigos / 5% hospedagem domiciliar.
A pesquisa foi realizada pela primeira vez ,na cidade do Rio de Janeiro e contou com a colaboração de 30 alunos dos cursos de Turismo e Hotelaria da UniverCidade. Tal estudo tem a participação do Ciret, maior centro de pesquisas e estudos do turismo, com sede em Aix en Provence, na França, que audita os resultados e fornece subsídios para a metodologia implantada. A margem de erro é de 3,4%.