luni, 1 octombrie 2007

"IATA aplaude ICAO e censura UE na política ambiental"

Segundo a Turisver, "A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), aplaude a estratégia face às mudanças climáticas definida na última Assembleia da ICAO – Organização Internacional de Aviação Civil. Por outro lado, continua a criticar a União Europeia.
Na última assembleia trienal da ICAO foi aprovada uma estratégia face ao papel da indústria da aviação nas mudanças climáticas, sendo que as propostas já avançadas pela IATA mereceram aprovação geral dos estados membros, nomeadamente os quatro pontos principais da mesma: investimento em novas tecnologias; infra-estruturas mais eficientes; maior eficiência das operações aéreas e, como diz o CEO da IATA, Giovanni Bisignani, 'quando tivermos feito progressos nestas três áreas, podemos olhar para medidas económicas a tomar pelos estados', sendo este o quarto ponto.
No entanto, a posição dos estados da União Europeia está condicionada às políticas europeias comuns, sendo que a União Europeia tem vindo a propor soluções no âmbito do comércio de emissões, soluções que a IATA rejeita por não preverem o mútuo consentimento das partes envolvidas."
Esta notícia pode ser lida na íntegra.