luni, 8 octombrie 2007

"Presidente da República de Cabo Verde quer 'espaço' para os empresários locais no turismo"

Segundo o Turisver, "Pedro Pires, Presidente da República de Cabo Verde considera que 'é crucial que haja espaço para os empresários nacionais' investirem no turismo. Esta afirmação foi proferida durante a realização do III Encontro Internacional de Turismo de Cabo Verde, que decorreu na Ilha do Sal.
De acordo com o Presidente da República de Cabo Verde, 'embora o turismo já tenha começado com relativo dinamismo nalgumas ilhas, pode-se dizer que diante das enormes potencialidades do país, Cabo Verde ainda está no início e há um longo caminho a percorrer'. Pedro Pires quer que esse caminho seja o de um 'turismo sustentado' e apelou a que se aja de forma a ter uma melhor orientação incentivando a que se façam as 'correcções das insuficiências'.
O chefe do Estado referiu que em 2006 as receitas provenientes do turismo representaram cerca de 18% do Produto Interno Bruto, enquanto que em 2005 se tinham cifrado em cerca de de 12% do PIB, tendo considerado que esta evolução constitui 'um indicador de que existe uma procura de Cabo Verde enquanto destino turístico'. Nesta linha de pensamento Pedro Pires considerou que um dos objectivos será o 'fomentar de um turismo de alto valor acrescentado'. Por isso o presidente considera ser 'crucial que haja espaço para os empresários nacionais'.
O chefe do Estado alertou também para os riscos que o desenvolvimento do turismo traz consigo, apelando por uma melhor atenção por parte das autoridades. 'Para ganhar é preciso oferecer sempre o melhor produto, simultaneamente concorrencial, e com melhor qualidade nos serviços prestados', concluiu." (As hiperligações foram acrescentadas)