vineri, 19 octombrie 2007

"Uso abusivo do nome da região origina queixa"

Segundo o Jornal de Notícias de hoje, "A Região de Turismo do Algarve (RTA) remeteu à Procuradoria-Geral da República (PGR) uma queixa contra promotoras imobiliárias que alegadamente usavam o nome do Algarve para fazer propaganda de empreendimentos no Sul de Espanha.
Em comunicado, a RTA diz que as empresas - a espanhola TASA e a britânica Spaninsh Algarve Properties -, estão a vender através de folhetos publicitários, anúncios em avionetas e pela Internet, unidades turísticas no Sul de Espanha como se estivessem localizadas no Algarve.
O deputado social-democrata Mendes Bota já tinha denunciado a situação em finais de Agosto, fundamentando-se em panfletos publicitários de uma empresa espanhola destinados supostamente ao público britânico a anunciar um 'resort' em Ayamonte, como se fosse no Algarve.
A PGR irá agora apurar se houve utilização indevida da marca 'Algarve', o que o presidente da RTA, António Pina, classifica de 'um abuso'. A RTA já preparou um dossiê com documentos recolhidos no país e estrangeiro, estando em causa a prática do crime de publicidade enganosa, esperando aquela instituição que se instaurem os 'procedimentos pertinentes contra os responsáveis'." (As hiperligações foram acrescentadas)