marți, 2 octombrie 2007

Turismo de Aventura no Brasil - Normalização

Por iniciativa do Ministério do Turismo (Brasil), o Instituto da Hospitalidade desenvolveu o Projeto de Normalização e Certificação em Turismo de Aventura, que, em três anos e meio produziu um conjunto de normas técnicas para orientar as diversas atividades do turismo de aventura. Foram publicadas 13 Normas Brasileiras pela ABNT.
Foi também publicado um Manual de Criação e Organização de GVBS de Turismo de Aventura (Grupos Voluntários de Busca e Salvamento), de acordo com o Sistema Nacional de Defesa Civil.
Encontram-se, ainda, em elaboração, pela ABNT, dois projetos, atualmente em Consulta Nacional, disponíveis para leitura e votação: Turismo com atividades de caminhada – Parte 2: Classificação de percursos e Turismo eqüestre – Parte 1: Requisitos para produto www.abntnet.com.br/consultanacional.
Mesmo com a finalização do Projeto, as Comissões de Estudos do Subcomitê Turismo de Aventura continuam seus trabalhos no âmbito do Comitê Brasileiro de Turismo (CB54) da ABNT. Acesse www.abnt.org.br/cb54 para obter informações atualizadas.
A ASSOCIAÇÃO FÉRIAS VIVAS continuará participando dos trabalhos, na defesa dos consumidores e em prol da segurança no turismo.
Maiores informações, no blog Lex Turistica Nova Extensa.