luni, 25 februarie 2008

"Restaurantes testam sistema de ementas electrónicas"

Segundo o Diário Digital, "Diversos restaurantes nos EUA, Europa e Japão estão a testar um sistema, que permite que os clientes peçam a sua refeição a partir de ecrãs instalados nas suas mesas, evitando assim o período de espera habitual, quando o pedido é anotado por um empregado.
As 'ementas electrónicas' têm como objectivo diminuir custos e, simultaneamente, atrair o público jovem, utilizando imagens atraentes de pratos suculentos e sobremesas tentadoras para inspirar os clientes. 'Se uma pessoa começar a ver imagens de um bolo de chocolate, é provável que acabe por o pedir', afirmou o presidente da Conceptic, uma empresa israelita que já instalou o eMenu em casas de sushi, bares e restaurantes familiares.
A companhia também já forneceu a tecnologia a restaurantes na França, África do Sul e Bélgica, além de já estar em uso em refeitórios com sistema self service, ou mesmo nos serviços de vendas de bilhetes de cinema ou de avião.
O 'Frame', um restaurante de sushi em Telavive, declarou que as vendas nas mesas equipadas com o eMenu subiram cerca de 11%, com os consumidores a telefonarem com antecedência para reservar os lugares que dão acesso aos ecrãs, segundo a gerente do espaço, Natalie Edry." (A hiperligação foi acrescentada)

Nota: atendendo aos meus interesses académicos, comecei de imediato a considerar as condições técnicas e consequências jurídicas decorrentes da eventual introdução no sistema de aplicações dotadas de Inteligência Artificial...