vineri, 8 februarie 2008

"Peritos franceses trabalham com Instituto de Aviação Civil"

O AngolaPress noticia que "Uma equipa técnica francesa que trabalha com o Instituto Nacional de Aviação Civil (INAVIC) manifestou-se satisfeita com os esforços das autoridades angolanas para a retomada dos voos da TAAG no espaço aéreo europeu.
Segundo a Rádio Nacional de Angola, citando uma fonte do INAVIC, a equipa técnica francesa está em Luanda para colaborar com as autoridades angolanas na solução de alguns problemas que impedem a companhia aérea de bandeira a operar na Europa com os seus aviões. Os técnicos franceses estão a ser informados dos esforços do Governo para modernizar o sector aeronáutico do país, nomeadamente a aprovação das nova lei da aviação civil e a criação, pelo Presidente da República, de uma comissão para a reestruturação do sector dos transportes aéreos.
A missão técnica francesa deve manter contactos com os responsáveis da ENANA, TAAG, SONAIR, devendo ser recebida em audiência pelo ministro dos Transportes, André Luís Brandão. Na ENANA, a delegação francesa vai receber informações sobre o projecto de reabilitação dos aeroportos regionais do sistema de controlo do tráfego aéreo, e sobre a formação de quadros.
Em 2007, o sector da Aviação Civil, em particular a Companhia Aérea Angolana (TAAG), 'surpreendeu-se' com a decisão da Comissão Europeia de incluí-la na 'lista negra' de companhias proibidas de voar no espaço aéreo europeu, por razões de segurança. A TAAG foi incluída em Junho último na listas de companhias proibidas de voar no espaço europeu." (As hiperligações foram acrescentadas)