marți, 4 decembrie 2007

"União Europeia negoceia 'céus abertos' com o Canadá"

O PressTUR dá conta que "União Europeia e o Canadá estão em negociações para um acordo aéreo cujo objectivo é baixar as tarifas e potenciar o acesso a mais destinos transatlânticos disseram fontes oficiais da União Europeia à imprensa estrangeira.
O comissário europeu para os transportes Jacques Barrot afirmou à 'Associated Press' que 'um acordo iria abrir o acesso aos respectivos mercados, aumentar a cooperação regulamentar e abrir um novo capítulo nas relações aéreas entre a UE e o Canadá'.
A Europa aprovou o início das negociações com o Canadá e as primeiras conversas tiveram lugar a semana passada em Bruxelas. O acordo de 'céus abertos' iria acabar com muitas restrições para as companhias aéreas e iria padronizar os regulamentos de segurança e de protecção e substituir 19 acordos aéreos bi-laterais entre o Canadá e a União Europeia.
A imprensa refere ainda que a União Europeia defende que o acordo com o Canadá iria criar 'benefícios significativos' para os consumidores e indústria, chamando a atenção para um estudo da UE que refere que o número de passageiros entre a UE e o Canadá poderia duplicar de 8,7 milhões em 2007 para 14 milhões até 2011. A União Europeia defende ainda que o pacto iria significar uma poupança de 72 milhões de euros para os consumidores devido à descida de tarifas e ao aumento da concorrência nos voos europeus para o Canadá.
A Europa chegou a um acordo semelhante com os Estados Unidos, que permitirá às companhias aéreas voar de qualquer parte da EU para qualquer ponto nos Estados Unidos a partir do final de Março."