duminică, 2 decembrie 2007

Publicação

A Almedina, de Coimbra, acaba de publicar a Dissertação de Mestrado em Ciências Jurídico-Económicas defendida por Ana Comoane na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa.
Intitulada Impacto da Política de Desenvolvimento em Turismo - O Caso dos PMAs, em Especial Moçambique: Contingências e Estratégias (ISBN 9789724032092), com 272 p. e com um preço de € 17.00, esta Obra integra a Colecção Estudos de Direito Africanos, promovida pelo Instituto da Cooperação Jurídica da referida Faculdade.
Nas palavras do Prof. Dr. Eduardo Paz Ferreira, "O interesse da dissertação resulta, em primeiro lugar, do vasto manancial de informação sobre a actual problemática do turismo internacional e das perspectivas moçambicanas nesta matéria e da preocupação de o tratar com uma perspectiva comparada, procurando tirar os ensinamentos que se revelem adequados.
Mais importante é, no entanto, a aprofundada reflexão sobre as questões que se levantam, a uma opção que tente conciliar crescimento económico com a preservação do ambiente, dentro de um modelo de desenvolvimento sustentável.
O tema tem, por outro lado, a clara vantagem de se colocar no centro das modernas concepções e experiências de desenvolvimento económico, assentes no redimensionamento do papel do investimento público e no apelo ao investimento privado internacional. [...]
Ana Comoane, pela sua qualificada prática profissional, já se apresentava como um importante agente do desenvolvimento económico em Moçambique. Pela sua reflexão teórica, que agora partilha connosco, dá uma contribuição inestimável para trilhar os caminhos de futuro. Poder-se-á dizer mais, ou saudar com maior alegria a publicação de uma obra nova (e inovadora)? Por mim creio que não, mas o mérito é todo da autora."