vineri, 14 decembrie 2007

"Cinco pólos turísticos vão ter autonomia"

Segundo o Jornal de Notícias de hoje, "Douro, Serra da Estrela, Alqueva, Litoral Alentejano e Região Oeste - consagradas como 'apostas prioritárias' no âmbito da reorganização das Regiões de Turismo (RT) - vão ser 'entidades autónomas', afirmou fonte oficial da secretaria de Estado do Turismo. Ao JN, a mesma fonte explicou que a autonomia se justifica por estas zonas serem Pólos de Desenvolvimento Turístico no quadro do Plano Estratégico Nacional do Turismo.
O Governo aprovou quarta-feira o diploma que reduz de 19 para cinco o número de RT, fazendo coincidir as novas regiões com as cinco zonas administrativas para efeitos estatísticos (NUTS II) Norte, Centro, Lisboa, Alentejo e Algarve. Com o novo mapa, adianta aquela fonte, todo o país passa a estar coberto por RT, o que não acontecia antes.
O diploma foi recebido com grande apreensão pela Associação Nacional das Regiões de Turismo, que reúne hoje em assembleia-geral para analisar o documento em detalhe. Já a Associação Portuguesa dos Agentes de Viagens e Turismo manifestou-se ontem satisfeita com o diploma que vem, aliás, no sentido do que tinha proposto no seu congresso dos Açores, em 2006." (As hiperligações foram acrescentadas)